espectáculo de poesia com música ao vivo, para a infância, em que dois personagens conversam e brincam a partir de poemas. Toda a estrutura cénica se baseia no jogo da acção (lúdica, clownesca) e da palavra (nas suas vertentes de imagem/conteúdo e som), sem estar assente sobre um enredo dramático convencional. Durante o espectáculo, o público é convidado a participar, marcando ritmos (com as palmas das mãos, com as pontas dos dedos, com estalinhos de língua, com batidas dos pés) e repetindo refrões, permitindo uma interacção comunicativa mais acentuada. “Qual é hoje a cor do teu sorriso?”, “E agora, qual é a cor do teu sorriso?” são perguntas do diálogo entre os personagens, recorrentes durante o espectáculo, que têm como resposta a temática do(s) poema(s) que se segue(m), como se o “mar”, os “segredos”, os “pássaros das árvores” fossem “estados de alma”. Assim, podemos dizer que este espectáculo é uma metáfora construída em forma de jogo lúdico. Cada poema é um“coelho”de onde tiramos “cartolas”. Mais do que divulgar poetas e poemas, interessa-nos promover o olhar poético, a surpresa sonora, a alegria das imagens poéticas, o despertar para a metáfora, para o canto, para o ritmo, para o som, para a rima da língua portuguesa. Promover e sensibilizar para o universo da poesia. 8 de junho em Seia
A Camaleão – Associação Cultural é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Coimbra, cujos objectivos são a produção e realização de eventos culturais. Foi constituida em 1999 por profissionais de diversas áreas artísticas (da arte dramática e de contar histórias à escrita poética e para cena; da imagem à música) no âmbito da sua prática e do seu estudo (da sociologia do espectáculo aos estudos de teatro).
Desde a sua criação produziu e apresentou espectáculos de teatro, música e poesia, realizou exposições, organizou e participou em formações associadas às artes performativas, e, desde há três anos, desenvolve também um trabalho sistemático na área dos contadores de histórias (formação e sessões de contos).
Sem comentários:
Enviar um comentário